Twitter


Busca

Dicas para cantar afinado

Como é gostoso e agradável escutar alguém cantando afinado. Para alguns, a afinação é inata. As notas musicais já estão dentro de si, é só ouvir uma canção que já sai cantarolando como se fosse um pássaro. Para outros – infelizmente a maioria – acertar o tom da música e suas notas requer muito treino.

Sim, treino. É claro que existem pessoas que possuem certa potência vocal, mas outros não são dotados da mesma sorte. Entretanto, ser afinado independe da beleza de sua voz, tendo mais a ver com a memorização e capacidade de reprodução das notas da escala.

Um dos exercícios principais exercícios utilizados em aulas de canto são os vocalises. O site Música e Adoração (http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/tecnica_vocal/vocalises_avancados.htm) possui diversos vocalizes para que você treine online e sem gastar nada. É a partir da pratica dos vocalizes que seu canto será mais afinado.

Claro que antes de ficar fazendo os lá, lá, lás é muito importante que haja um aquecimento das cordas vocais e que se faça exercícios respiratórios. É muito comum que um estudante iniciante não tenha fôlego para cantar uma escala de vocalize até o final.

Com os exercícios você irá aprender a controlar o fluxo de ar que sai dos seus pulmões, além de aumentar a capacidade pulmonar. No Portal da Música Católica (http://www.portaldamusicacatolica.com/ivani_04.asp) existe uma lista de exercícios respiratórios que irão te ajudar nesta tarefa.

Uma dica dada por ninguém menos do que Maria Bethânia é cantar com uma panela enfiada na sua cabeça. O motivo? A acústica perfeita. Com a panela na cabeça, você consegue se ouvir perfeitamente, sem que nenhum ruído externo te atrapalhe e é possível perceber quais são as notas que não estão sendo cantadas dentro do tom da música.

 

Deixe um comentário


9 + = 14