Twitter


Busca

Como montar o Cubo Mágico

cubo mágicoEm 1974 o húngaro Ernö Rubik inventou o cubo de Rubik, conhecido como Cubo Magico. Este quebra-cabeça tridimensional foi muito popular na década de 80, e se tornou um dos brinquedos mais vendidos no mundo. Existem mais de dez modelos, mas o objetivo é sempre o mesmo, montá-lo de forma que as suas faces tenham apenas peças da mesma cor.

Originalmente as cores são Azul, Verde, Amarelo, Branco, Vermelho e Laranja.

Para quem pensa que ele é simples, saiba que o próprio inventor levou um mês inteiro para monta-lo da primeira vez! Existem 43.252.003.274.489.856.000 posições possíveis. Estudos e mais estudos são realizados desde sua invenção, utilizando até computadores de ultima geração, para tentar descobrir uma forma de monta-lo com menos movimentos em menos tempo.

Em 2010 matemáticos e o Google provaram que 20 movimentos era o número exato para resolver a tarefa. O menor número de movimentos possíveis é chamado de “algoritmo de Deus“, assim denominado porque, supostamente, seria necessário ter sabedoria de um ser superior para realizar tal proeza.

O recorde mundial de menor tempo até hoje para solução do enigma de um cubo magico é de 6.65s conseguido pelo australiano Feliks Zemdegs em janeiro de 2011.

A dica mais usada para começar a desvendar o cubo magico é a de escolher uma cor e ir girando o cubo até formar uma cruz com cor escolhida. A partir dai, os especialistas garantem que os movimentos ficarão mais fáceis.

Mesmo assim não existe ao certo uma estratégia magica para montar o cubo magico, e na verdade é preciso uma excelente memória, paciência e muita prática.

2 Respostas para “Como montar o Cubo Mágico”

Deixe um comentário


8 × 3 =