Twitter


Busca

Como Fazer um Fluxograma

O fluxograma é uma maneira de facilitar a visualização de um processo, com o uso de formas geométricas, texto explicativo e setas. Ele é muito usado em trabalhos de faculdade, em palestras ou em apresentações em reuniões ou em escolas.

Há vários modos de se fazer um fluxograma no computador. Ele pode ser feito em programas como o Excel, o Word ou o Power Point.

Para tanto, ensinaremos primeiro como fazer um fluxograma no Excel. Ao abrir esse programa, verifique se os comandos “Desenhar” e “Auto Formas” estão na parte inferior da tela. Se não tiverem, aperte “Exibir”, vá até “Barra de Ferramentas” e então, clique em “Desenho”.

Então, clique em “Auto Formas”, suba até “Fluxograma” e escolha a forma geométrica que você quiser para começar o seu fluxograma. Posicione o mouse em qualquer lugar da planilha e puxe-o até encontrar o tamanho ideal da figura. Clique na parte interna da figura e digite o texto desejado. Daí, faça quantas formas mais quiser para completar o seu fluxograma.

Para que os blocos fiquem interligados, clique novamente em “Auto Formas”, suba até “Conectores” e escolha qual você quiser. Sendo assim, é só começar a ligar os blocos puxando o mouse para o lado desejado. Agora, basta enfeitar o seu fluxograma como achar melhor. Se quiser alterar a cor de uma das formas, basta clicar com o botão direito sobre uma delas e em “Formatar Auto Forma”. Aí, você pode mudar tanto a cor interna quanto das bordas da forma, além de poder escolher o tipo de fonte e o tamanho das letras dos textos. Os tamanhos das setas também podem ser definidos pelo usuário apertando “Auto Formas” e em “Setas Largas”. Então, elas podem ser coloridas.

Pronto, o seu fluxograma feito no Excel está pronto. Para fazer um fluxograma no Word, siga os mesmos mecanismos usados no Excel.

Para fazer um fluxograma no Power Point, é preciso mudar o layout da página para “Em branco”, clicando com o botão direito do mouse sobre a página, escolhendo “Layout” e, em seguida, “Em Branco”.

Para poder se orientar durante a confecção do fluxograma, ative as grades clicando com o botão direito do mouse sobre a página e em “Grades e Guias”. Então, marque a caixinha referente a “Exibir Grade na Tela”. Os objetos do fluxograma são acessados pelo botão “Formas”.

Nessa fase, escolha a figura geométrica que iniciará o seu fluxograma. Após escolhido, clique no local da página em que você quiser que ele apareça. Insira um texto clicando com o botão direito do mouse sobre a figura, escolhendo a opção “Editar Texto”.

Agora, coloque outras figuras utilizando os mesmos mecanismos feitos para desenhar a primeira parte do fluxograma. Para ligar os objetos, utilize conectores que são chamados de “Linhas”.

Agora, basta formatar as formas como quiser, mudando o seu tamanho, a sua cor e as suas molduras apertando com o botão direito do mouse sobre elas e em “Formatar Forma”.

Os fluxogramas serão muito importantes para apresentar um trabalho mais claro, objetivo e rápido. Por isso, faça-os sempre que for necessário para facilitar a compreensão da sua plateia, do seu professor ou do seu chefe.

 

Deixe um comentário


5 × = 35