Twitter


Busca

Como fazer um Currículo

CurrículoO currículo é a primeira impressão que você deixa em uma empresa. É a partir dele que os contratantes saberão um pouco sobre a sua vida. Por isso, ele deve ser impecável, conter todas as suas informações, porém, de modo resumido para que não se torne cansativo. Não se escreve mais Currículo ou Curriculum Vitae no topo da página.

Nele você deve colocar todos os seus dados pessoais: nome, endereço, telefones para contato, e-mail, data de nascimento, idade, estado civil e número de filhos. O nome sempre deve vir em letras maiores que o restante do texto para que seja destacado. As outras informações pessoais podem vir embaixo, centralizadas, mas com tamanho de fonte menor. Se preferir, pode deixá-las em itálico ou em negrito.

Em meio a tantos currículos que uma empresa recebe, o seu deve se destacar. Por isso, faça um currículo original, mas sem ser muito chamativo, o que o tornará “brega”. Para chamar a atenção, faça um currículo limpo e bem escrito. Cuidado com os erros ortográficos, pois muitos entrevistadores nem terminam de ler o documento caso encontrem algum. Use apenas um tipo de letra, e prefira os mais comuns como Arial ou Times New Roman. Nunca minta no seu currículo porque isso pode acarretar graves consequências na hora da entrevista ou no futuro emprego.

O objetivo deve ser claro e honesto. Escreva o cargo ao qual você queira concorrer, não escreva “qualquer cargo” ou o seu currículo vai para o cesto de lixo. Para ampliar as opções, pode-se fazer uma pequena observação de que você poderia trabalhar em outra área, mas especificando-a.

As informações devem vir em blocos como: “Formação”, “Cursos Extra-Curriculares” e “Experiência Profissional”. O currículo deve ter no máximo 3 páginas, então, evite escrever textos longos, seja objetivo ou o empregador não vai terminar de lê-lo.

Se você tiver nível superior, não relacione onde cursou o ginásio ou o colégio. São dados sem importância.

Nos Cursos Extra-Curriculares, mencione o nome do curso, o tempo de estudos e qual o grau alcançado. Se for algum idioma, não minta dizendo que é fluente em uma língua se não o for. Você pode se constranger na hora da entrevista.

Quando for enumerar as Experiências Profissionais, faça-o da empresa mais recente em que trabalhou para a mais antiga. Escreva o nome das empresas por completo e as datas de entrada e de saída de cada uma. Se a empresa não for muito conhecida, faça um breve resumo sobre ela de no máximo duas linhas. Faça também um resumo das atividades que você fazia nelas.

Para humanizar o currículo, você pode incluir os seus hobbies no final dele. Esportes e trabalhos voluntários são bem-vistos, mas não escreva que gosta de cinema, livros ou baralho, pois cairá na mesmice de todas as pessoas. Ao final do currículo, você pode colocar o nome da cidade, a data e assiná-lo.

Deixe um comentário


7 − = 3